Grau de Alavancagem Operacional, Análise da Alavancagem Operacional

 

Aprenda a aumentar o lucro da sua empresa através de uma das técnicas de gestão financeira mais poderosas que existe

 

Imagine a seguinte situação:

Você e mais dois amigos alugaram um carro para fazerem uma viagem. Andando por uma autoestrada, um dos pneus fura. Vocês abrem o porta-malas e se assustam, pois notam que o carro veio sem o macaco. A estrada é pouco movimentada e vocês, que estão com muita pressa, resolvem tentar suspender o carro com as próprias mãos para trocar o pneu. Mesmo com todo esforço o carro sequer sai do chão. Após algum tempo um outro carro encosta e o motorista oferece o macaco hidráulico dele. Em pouco tempo e com pouco esforço, vocês suspendem o carro e trocam o pneu furado. Após agradecerem ao motorista vocês seguem viagem.

Você já parou para pensar em como um objeto tão pequeno como um macaco hidráulico consegue facilmente suspender um carro? Resumidamente, isso ocorre porque o macaco hidráulico funciona como uma alavanca que combina a força de seu usuário com seu sistema de pressão; essa combinação, chamada de alavancagem, é capaz de multiplicar a força do usuário de forma que se torna possível a suspensão do carro, ou seja, o macaco hidráulico é a ferramenta certa para transformar os poucos esforços de seu usuário em um grande resultado que é a suspensão do carro.

Assim como acontece com o macaco hidráulico, nós também podemos utilizar os conceitos de alavancagem no mundo empresarial, onde através da ferramenta certa, podemos multiplicar poucos esforços em grandes resultados.

Mas afinal como funciona a alavancagem em uma empresa?

Alavancagem são técnicas de Planejamento Financeiro onde nós direcionamos um determinado esforço para que ele gere um impacto maior e melhor na rentabilidade da nossa empresa.

Há duas categorias de alavancagem empresarial:

  • Alavancagem Operacional; e
  • Alavancagem Financeira

Neste artigo nós falaremos sobre a Alavancagem Operacional. Se você quiser aprender sobre a Alavancagem Financeira, nós temos um artigo falando somente dela, basta clicar AQUI.

Conceitos que abordaremos neste artigo

Como de costume, antes de iniciarmos o artigo vamos simplificar alguns conceitos que veremos:

Custos e Despesas Variáveis: São custos e despesas operacionais diretamente relacionados à quantidade de mercadorias ou produtos vendidos, ou seja, quanto mais a empresa vende, mais custos e despesas terá. Exemplo: Comissão sobre vendas.

Custos e Despesas Fixas: São custos e despesas operacionais que ocorrem em um determinado período de tempo, mesmo quando não há vendas, ou seja, se a empresa vender 1 unidade ou vender 100 unidades terá o mesmo custo, e a mesma despesa. Exemplo: Aluguel

EBIT: Indicador que representa o Resultado Operacional de uma empresa, ou seja, o Resultado antes de deduzidos o seu Resultado Financeiro e os Tributos sobre seu Lucro.

Margem de Contribuição Unitária (MCU): Indica o lucro operacional que uma empresa terá por cada unidade vendida, baseando-se somente em seus custos e despesas variáveis, ou seja, é o preço unitário de venda de um produto ou mercadoria reduzido pelo Custo Variável unitário daquele produto e pela Despesa Variável unitária daquele produto.

Margem de Contribuição Total (MCT): Indica o lucro operacional total da empresa, com base somente nos custos e despesas variáveis, ou seja, é o total das Receitas de Venda de uma empresa diminuídos pelo total dos Custos e Despesas Variáveis.

Como analisar e usar a Alavancagem Operacional em uma empresa

A Alavancagem Operacional tem como intuito o aumento do EBIT de uma empresa através do melhor controle dos seus custos e despesas operacionais fixos, ou seja, estes custos e despesas serão a alavanca (como no exemplo do macaco hidráulico) que farão com que um determinado esforço se transforme em um resultado maior.

Exemplo

Vamos observar o seguinte exemplo:

Suponhamos que uma empresa de fone de ouvido, venda fones por R$ 50,00 a unidade, e cada um destes fones tenha um custo variável unitário de R$ 10,00 e uma despesa variável unitária de R$ 10,00, dessa forma para cada fone vendido a empresa tem um MCU de R$ 30,00 (R$ 50 – R$ 10 – R$ 10). Suponhamos também que mensalmente essa empresa tenha custos fixos totais de R$ 20.000,00 e Despesas fixas totais de R$ 70.000,00. Para completar, digamos que em um determinado mês (mês 1) essa empresa tenha vendido 3.100 fones, sendo assim o seu resultado ficará conforme demonstrado a seguir:

Demonstração do Resultado do Exercício, Margem de Contribuição

Sendo assim, no mês 1 a empresa teve um lucro operacional (EBIT) de R$ 3.000.

O nosso foco com a Alavancagem Operacional é descobrir quanto que um determinado esforço para aumentar a MCT gerará de impacto sobre o EBIT, esse esforço poderá ocorrer de várias formas:

  • Através do aumento da quantidade de fones de ouvidos vendidos;
  • Através do aumento do preço unitário dos fones de ouvido;
  • Através da redução dos custos variáveis de cada fone;
  • Através da redução das despesas variáveis de cada fone.
  • Através da combinação de dois ou mais destes esforços, etc.

Para descobrirmos quanto esse esforço nos trará de impacto, temos que aplicar a seguinte fórmula:

Alavancagem Operacional, Fórmula da Alavancagem Operacional, Cálculo da Alavancagem Operacional

Onde:

AO: Alavancagem Operacional
MCT: Margem de Contribuição Total
EBIT: Resultado Operacional.

Fazendo o cálculo com os dados do nosso exemplo temos:

Alavancagem Operacional, Alavancagem Operacional calculada, Cálculo da Alavancagem Operacional, Exemplo da Alavancagem Operacional

Isso significa que com base no mês 1, cada 1% de esforço que a empresa de fones de ouvidos fizer para aumentar a sua MCT gerará um efeito 31 vezes maior sobre o seu EBIT.

Vamos tirar a prova?

Suponhamos que no mês 2 a empresa de fones de ouvido tenha feito um bom trabalho para atrair mais clientes e com isso conseguiu vender 3.200 fones de ouvidos (lembrando que no mês 1 ela vendeu 3.100 fones), logo o seu resultado seria o seguinte:

Demonstração do Resultado do Exercício, DRE, Margem de Contribuição

A MCT passou de R$ 93.000 no mês 1 para R$ 96.000 no mês 2, um aumento de somente 3,23%, já o EBIT passou de R$ 3.000 para R$ 6.000, um incrível aumento de 100%, ou seja, o esforço que gerou apenas 3,23% de aumento na MCT gerou um aumento de 100% no EBIT.

Colocando isso em cálculos:

Grau de Alavancagem Operacional, Cálculo do Grau de Alavancagem Operacional, Exemplo do cálculo do Grau de Alavancagem Operacional

Ou seja, conforme havíamos previsto, qualquer que fosse o esforço para aumentar a MCT neste caso, geraria um impacto 31 vezes maior no EBIT.

A única condição necessária para que a Analise da Alavancagem Operacional funcione adequadamente, é que a MCT seja maior que os custos e despesas fixos, ou seja, a empresa deve ter tido pelo menos R$ 0,01 de lucro no período (mês, ano, etc.) que será analisado.

Conclusão

Com os dados obtido através da análise da Alavancagem Operacional a empresa pode elaborar estratégias de aumento de vendas, mesmo que essas estratégias gerem um aumento de despesas ou reduções das margens, pois elas gerarão um aumento no EBIT em uma proporção muito maior do que os gastos gerados. Exemplos:

  • Incentivar a equipe de vendas a vender mais, mediante um aumento na comissão dos vendedores assim que a empresa começar a ter lucros no período em questão;
  • Oferecer promoções assim que a empresa começar a ter lucros no período em questão etc.

Apesar de ser possível prever o resultado que um esforço trará no EBIT, isso não significa que seu aumento será sempre igual. Algumas estratégias são normalmente mais eficientes do que outras na alavancagem do EBIT, isso se deve, principalmente, pela relação entre custos (despesas) fixas e custos (despesas) variáveis. No nosso livro nós demos praticamente uma receita de bolo, mostrando qual estratégia resultará em um maior aumento do EBIT da sua empresa de acordo com cada uma das situações que ela possa se encontrar. Quer conhecer essas estratégias e aplicar imediatamente na sua empresa? Então clique AQUI para conhecer o livro e os bônus gratuitos que você ganhará com ele.

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Qualquer dúvida é só deixar nos comentários 🙂

 

 

3 Comentários para “Alavancagem Operacional: Como Transformar Despesas em Lucro”

  1. Ariana

    Qual você recomenda aplicar. A alavancagem financeira ou a operacional?

  2. Reury

    Muito interessante!

    Esse tipo de visão multiplicadora das engrenagens ajuda demais a direcionar os esforços

  3. Hebert Nunes

    Sensacional

    Nunca iria imaginar o poder que essa Alavancagem Operacional pode gerar nos resultados de uma empresa. Vou utilizar pra já na minha loja. E com certeza irei comprar o seu livro.

    Muito obrigado por essa dica

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